segunda-feira, 30 de agosto de 2010

4 elementos :: AR

Por Manu Scarpa

A emotion apresenta uma série de quatro capítulos que vai abordar as energias renováveis através dos quatro elementos da natureza: Terra, fogo, água e ar.
Para os gregos e para a maior parte das tradições ocidentais, os elementos transformam-se entre si, e então formam tudo que existe no universo. Nosso corpo, o ambiente em que vivemos ou nossos chakras podem ser explicados através desses elementos.
Nesta série, vamos mostrar como os quatro elementos tornam-se cada vez mais importantes quando o assunto é aquecimento global; Como obter energia através da terra, do fogo, da água e do ar; E quais os métodos de menor impacto ambiental. O mundo hoje já enxerga as energias renováveis como necessidade do presente, deixando de lado questões políticas e financeiras para tentar salvar o planeta.


AR
Ar é o nome da mistura de gases presentes na atmosfera da Terra. Para a astrologia o ar está diretamente ligado com a mente, o pensamento e o espírito. Para as energias renováveis, o ar é representado pela força dos ventos.

Os ventos são massas de ar em movimento, que através da diferença de temperatura entre os pólos e o centro do planeta circulam na forma de correntes. Quem surfa sempre monitora a direção do vento na hora de escolher o pico certo onde vai estar quebrando a onda mais perfeita.

A força dos ventos é capaz de transferir energia para água. Dependendo da intensidade pode resultar apenas em um movimento desordenado na superfície ou em ondas oceânicas que viajam quilômetro para enfim promover a alegria dos surfistas ao redor do mundo.

foto Marinna Piccoli, floripa

VENTO

O vento impulsionou importantes descobertas marítimas e foi, por muito tempo, o principal combustível para movimentar as caravelas dos antigos navegadores.

Os antigos moinhos de vento, com primeiros registros históricos no século dez, já apostavam nesta força da natureza para bombear água ou para moer grãos. Grandes hélices captam a energia do vento e fazem girar uma engrenagem que produz energia mecânica.

Hoje, muitos séculos depois, o mesmo princípio de utilizar a força dos ventos ganhou ares de modernidade, com torres de até 80 metros de altura e turbinas capazes de gerar eletricidade.


ENERGIA EÓLICA
O termo eólico vem do latim aeolicus. Éolo é Deus do Vento na mitologia grega. Entre as várias fontes possíveis de se conseguir energia elétrica sem agredir o meio ambiente, a energia eólica é considerada uma das mais eficazes.

A energia dos ventos é uma das grandes apostas para os problemas energéticos e ambientais que o planeta já começou a enfrentar. O Relatório da Associação Mundial de Energia Eólica aponta que em 2008, 1% de toda eletricidade global vem da força dos ventos. Parece pouco, mas esta energia, atualmente produzida em mais de 70 países, já representa 40% da energia consumida em algumas regiões.

A energia eólica para gerar eletricidade é explorada pela Alemanha há 20 anos e se espalhou pela Europa. A Espanha hoje é um dos países com maior quantidade de parques eólicos em operação – são cerca de 500; E a Dinamarca se destaca como maior produtor de aerogeradores.

Segundo os especialistas, o Brasil tem o maior potencial de produção eólica da América Latina. De acordo com o Atlas Eólico Brasileiro, o país tem potencial para gerar 143 GW a partir do vento – o equivalente à potência instalada de dez usinas hidrelétricas de Itaipu.

O estado do Ceará é o principal destaque na geração de energia eólica no Brasil, como o estado com maior potencial de ventos a ser explorado.

Santa Catarina participa do cenário nacional na geração de energia eólica. O estado já possui três usinas consolidadas: O Parque Eólico do Horizonte e a Eólica Água Doce, ambas localizadas no município de Água Doce, no meio oeste catarinense; e o Parque Eólico em Bom Jardim da Serra, localizado no Planalto Serrano.

O Parque Eólico de Osório no Rio Grande do Sul, inaugurado em 2006, é o maior da América Latina e o sexto maior do mundo.


CURIOSIDADES

Aerogerador é o nome do equipamento que transforma a energia do vento em energia elétrica. É um gerador elétrico movido por uma hélice, que por sua vez é movida pela força do vento e gera energia mecânica. O gerador elétrico aproveita a rotação mecânica do eixo para gerar eletricidade.

Paraíso dos surfistas, o arquipélago de Fernando de Noronha (PE) recebeu em 1992 a primeira turbina eólica do país para geração de eletricidade. Com 23 metros de altura e um gerador de 75 KW, sozinha a turbina produzia energia elétrica correspondente a 10% da geração total da ilha – que antes só contava com um gerador movido a diesel.


ALTOS E BAIXOS DA ENERGIA EÓLICA

Sobe
Não emite poluentes
Baixo custo de manutenção;
Retorno financeiro em curto prazo;
O vento é o combustível, uma fonte inesgotável.


Desce
Alto custo para instalação;
Altera a paisagem com suas torres e hélices gigantescas;
Pode comprometer a rota de migração dos pássaros;
Emite ruído de baixa frequência.


Nenhum comentário: